Meditação do Primeiro Sábado de julho 2020

No cumprimento de nossa Comunhão Reparadora do Primeiro Sábado, pedida por Nossa Senhora em Fátima, meditaremos em julho o 5º Mistério Gozoso: A perda e o encontro do Menino Jesus no Templo, entre os doutores. Tendo em vista a festa de Nossa Senhora do Carmo, celebrada no dia 16 de julho, contemplemos este Mistério considerando o papel da Mãe de Deus em nossa vida, especialmente no seu amparo e auxílio para encontrarmos sempre Jesus em nosso caminho rumo ao Céu.

Composição de lugar

Façamos a nossa composição de lugar, imaginando a cena muito representada na iconografia cristã: num amplo salão do Templo de Jerusalém o Menino Jesus se acha rodeado pelos doutores da lei com suas vistosas vestes de rabinos daquela época. Jesus, com a fisionomia iluminada por fulgor divino, discorre com desenvoltura sobre as escrituras sagradas, deixando admirados os doutores que O ouvem atentamente. Em determinado momento, Nossa Senhora e São José surgem na entrada do salão e contemplam, eles também admirados, seu Filho ensinando aos sábios de Israel.

Oração Preparatória

Ó Santíssima Virgem de Fátima, intercedei por nós junto a vosso Divino Filho e alcançai-nos d’Ele as graças necessárias para bem contemplarmos este Mistério do Rosário. Fazei com que, ao considerá-lo, tenhamos presente a importância de nos ocuparmos das coisas celestes mais do que com as terrenas, a necessidade de sempre procurarmos Jesus quando tivermos a infelicidade de perdê-Lo, e a certeza plena de que Vós sempre nos ajudareis a encontrá-Lo em nossa caminhada rumo à eterna bem-aventurança. Amém.

No Templo, entre os doutores

Como observa Santo Afonso de Ligório, o santo Menino empregou aqueles três dias em promover a glória de seu Eterno Pai com jejuns, vigílias e orações, e em assistir aos sacrifícios que eram outras tantas figuras do seu próprio sacrifício da Cruz. Para ter algum alimento, diz São Bernardo, precisou pedi-lo por esmola, e para descansar não tinha outro leito senão a terra nua. Quando Maria e José não O encontraram na caravana, com suma aflição se puseram a procurá-Lo. Voltando depois a Jerusalém, acharam-No finalmente ao terceiro dia, no templo, entre os doutores, que se admiravam com as perguntas e respostas daquele menino extraordinário.

Clique na foto acima para baixar o texto da Meditação

5 respostas para “Meditação do Primeiro Sábado de julho 2020”

  1. Kathia
    Salve Maria!

    Sugerimos rezar o terço completo e fazer a meditação à parte.

    Que Nossa Senhora de Fátima abençoe os trabalhos de evangelização das famílias.
    Apostolado do Oratório

  2. Fenomenal,rico em conhecimento.Gostaria de saber se é correto fazer esta meditação entre os misterios do terço?se não ha quebra da cerimônia

  3. Fiz as orações da madrugada e confesso que me sinto preparando para uma festa! Meu coração se enche de alegria pela volta da Santa missa do primeiro sábado reparador, depois da pandemia! Era missa dos enfermos! Agora só mariana! pois os idosos não poderão participar! Nossa Senhora achou um lugarzinho para nós! Nossa Senhora é mãe e sabe como é bom podermos nos encontrar,como ela reencontrou Jesus no templo! Salve Maria! ( Liene supervisora geral dos oratórios )

  4. É uma graça muito grande poder participar da missa do sábado reparador!a palavra é viva! Nas meditações Jesus fala com a gente! Mon Sr João Clas é inspirado pelo espírito Santo e faz sempre comentários que tocam a gente! Confesso que tive muito medo de que fosse suspensa a missa !!!pois nós ficamos junto com a missa dos enfermos! Muitos idosos e doentes! Mas graças a Deus retornara no próximo mês! A obra é de NOSSA SENHORA! ela é mãe e sabe o vinho que falta em cada lar! ( Liene supervisora geral dos oratórios )

Deixe uma resposta