A Virtude da Confiança


Vivemos num mundo em que os casos de ansiedade, depressão e demais enfermidades nervosas afligem a cada ano mais e mais pessoas. Entretanto, bastaria apenas a prática da virtude da confiança, para que muitos desses males se tornassem pequenos, ou até mesmo desaparecessem

“Sabe porque os consultórios de psiquiatras estão cheios? Porque os confessionários estão vazios.” (São João Paulo II).

“Procurai primeiramente o Reino de Deus e sua justiça, e tudo o mais vos será dado por acréscimo”.

Foi assim que o Salvador concluiu o discurso sobre a Providência. Conclusão consoladora, que encerra uma promessa condicional: de nós depende o sermos por ela beneficiados.

 O Senhor se ocupará tanto mais de nossos interesses, quanto nós com os dEle nos preocuparmos. Convém parar para meditarmos as palavras do Mestre. Uma questão logo se apresenta: onde se acha esse Reino de Deus que devemos procurar antes de tudo o mais?

Dentro de nós”, responde o Evangelho.


Procurar o Reino de Deus é, pois, levantar-Lhe um trono em nossa alma; é submetermo-nos inteiramente ao seu domínio soberano. Conservemos todas as nossas faculdades sob o cetro misericordioso do Altíssimo. Lembre-se a nossa inteligência da sua constante presença, conforme-se a nossa vontade em tudo com a sua vontade adorável, voe o nosso coração para Ele com frequencia, em atos de caridade ardente e sincera.

Teremos, então, praticado essa “justiça” que, na linguagem da Escritura, significa a perfeição da vida interior. Teremos seguido a risca o conselho do Mestre; teremos procurado o Reino de Deus.

“E o resto vos será dado por acréscimo”

Há aí uma espécie de contrato bilateral: do nosso lado trabalhamos para a glória do Pai Celeste; do seu lado o Pai se compromete a prover às nossas necessidades.

Lançai, pois, todas as vossas preocupações no Coração Divino; cumpri o contrato que Ele vos propõe; Ele cumprirá a palavra dada: velará sobre vós e vos sustentará.

Pensa em mim, diz o Salvador a Santa Catarina de Sena, e Eu pensarei em ti

Feliz o cristão que se conforma bem com essa máxima do Evangelho! Ele procura a Deus e Deus zela por seus interesses com a sua onipotência. O que lhe poderá faltar?*

Veja também: Eficaz oração de São Leão Magno contra o desânimo

________________________

* Texto extraído da obra “O Livro da Confiança“, Pe. Thomas de Saint-Laurent.

Deixe uma resposta