Solenidade de Todos os Santos: o Mundo Católico comemora os Bem-Aventurados

Em todo o mundo católico celebra-se a 1º de novembro a solenidade litúrgica de Todos os Santos, quando são recordados e reverenciados em seu todo “os eleitos que se encontram na glória de Deus”, tenham eles sido ou não já canonizados pela Igreja.

História

As comemorações de Todos os Santos tiveram seu início nas Igrejas do Oriente. Elas foram, já no século IV, as primeiras a reverenciarem em uma data previamente estabelecida a memória daqueles que eram considerados eleitos e que “repousavam no seio de Abraão”. E esta lembrança comemorativa para reverenciar “todos santos” era realizada no contexto alegre do tempo pascal.

No Ocidente, uma celebração semelhante a esta lembrança de Todos Santos foi introduzida pelo Papa Bonifácio no distante dia 13 de maio de 610, ocasião em que o Pontífice dedicou à Santíssima Virgem e a todos os santos mártires o Panteão de Roma. Uma dedicação que passou a ser comemorada todos os anos e que se espalhou por todo o mundo.

As diversas Igrejas começaram, então, a realizar esta comemoração de “Todos os Santos” com o conteúdo de preces e cerimônias muito semelhantes, porém, em datas e ocasiões diferentes. A mudança do dia desta comemoração começou com o abade inglês Alcuíno de York, professor de Carlos Magno, perto do ano 800.

Os pagãos celtas entendiam o dia 1º de novembro como um dia de comemoração que anunciava o início do inverno. Quando eles se convertiam, queriam continuar com a tradição da festa. Assim, a veneração de Todos os Santos lembrando os cristãos que morreram em estado de graça foi instituída no dia 1o. de novembro.

A escolha desta data acabou por generalizar-se progressivamente no Império de Carlos Magno, e até tornando-se, obrigatória no reino dos Francos, no tempo de Luís, o Pio, nos idos do ano de 835. O que, com muita probabilidade, ocorreu, depois de um pedido do Papa Gregório IV (790-844).

O papa Gregório IV, em 835, fixou e estendeu para toda a Igreja a comemoração em 1º de novembro. Oficialmente, a mudança do dia da festa de Todos os Santos, de 13 de maio para 1º de novembro, só foi decretada em 1475, pelo do papa Xisto IV.

Por João Sérgio Guimarães.


amor aparecida apostolado apostolado do oratório arautos do evangelho arautos sacerdotes cidades comentario ao evangelho comunhão reparadora comunidade coordenadores Cristo deus devoção encontro eucaristia evangelho familias fátima grupos do oratorio heraldos del evangelio igreja imaculado coração de maria jesus liturgia maria meditação missa missao mariana Monsenhor João Clá Dias natal Nossa Senhora nossa senhora de fátima nosso senhor Notícias o inédito sobre os evangelhos oratório oração paróquia peregrinação Plinio Correa de Olivieira primeiro sábado santa missa santíssima virgem

Uma resposta para “Solenidade de Todos os Santos: o Mundo Católico comemora os Bem-Aventurados”

  1. Gratidão pela oportunidade de me dedicar mais aos ensinamentos de como nos aproximarmos mais do Divino.

Deixe uma resposta