Santo Elias, Profeta e Primeiro Devoto de Nossa Senhora

Historicamente falando, Santo Elias pode ser considerado o primeiro devoto de Nossa Senhora. Ao avistar a pequena nuvem — símbolo da futura Mãe de Deus — terá ele recebido uma forma de devoção à Santíssima Virgem prefigurativa e precursora da plena devoção mariana ensinada, séculos depois, por São Luís Grignion de Montfort.

Por Ir. Jurandir Bastos, EP. “Verdadeiramente ígnea (incandescente) foi a sua mente, ígnea a sua palavra, ígnea a sua mão, com que converteu Israel”. Com tais palavras, Cornélio a Lápide, grande teólogo, qualifica o Profeta que foi arrebatado ao céu para voltar à Terra no fim do mundo.

Neste mês de julho a Igreja comemora a festa do grande Profeta Elias.

A Ordem do Carmo, a mais antiga comunidade religiosa consagrada de modo especial a Nossa Senhora, teve como berço o Monte Carmelo, e como pai espiritual o Profeta Elias (980 a.C.)

Por isso mesmo, Elias é considerado o primeiro devoto de Nossa Senhora, prestando culto à Mãe do Senhor, simbolizada pela nuvenzinha1, antes mesmo dEla nascer.

Veja abaixo os comentários do Prof. Plínio Correa de Oliveira sobre este personagem histórico, este santo, que ainda há de voltar à terra para cumprir plenamente sua missão.

O termo Carmo corresponde ao Monte Carmelo, no Oriente. Ali, segundo uma tradição muito respeitável – e há todos os motivos para admiti-la como verdadeira – o Profeta Elias reuniu um grupo de discípulos e com eles constituiu a Ordem do Carmo, em louvor da Virgem Mãe que deveria vir, e na espera d’Ela. Portanto, o primeiro filão de devoção a Nossa Senhora, séculos antes de Ela nascer, foi formado pelos filhos do Profeta Elias que A aguardavam.

Na Basílica de São Pedro, no alto das paredes laterais, há uma série de imagens de Fundadores de Ordens Religiosas. E ali se encontra a de Santo Elias, com a inscrição: “A Ordem do Carmo ao seu Fundador, Elias Profeta – 1727”.

Profeta Elias, 1727, Agostino Cornacchini, Vaticano, Basílica de São Pedro

Em sua última aparição em Fátima, em 13 de outubro de 1917, a Mãe de Deus apresentou-se como Nossa Senhora do Carmo, querendo assim indicar que os autênticos devotos carmelitas – imbuídos do espírito de seu Fundador – desempenharão um grande papel nos acontecimentos futuros.

E Santo Elias terá a glória de lutar contra o Anticristo, pouco antes do fim do mundo, como profetizou Malaquias: “Vou mandar-vos o Profeta Elias, antes que venha o grande e temível dia do Senhor, e ele converterá o coração dos pais para os filhos, e o coração dos filhos para os pais, de sorte que não mais ferirei de interdito a Terra” (Ml 3, 23-24).

Entre outros significados, essas palavras se referem à conversão dos judeus no fim do mundo, também profetizada por São Paulo (cf. Rm 11, 25-32)2.

E sua glória se manifestou a eles

Devemos nos lembrar também de outro fato grandioso: Elias no Monte Tabor, no dia da Transfiguração.

Nosso Senhor Jesus Cristo vai Se transfigurando e sua glória interna vai se manifestando aos Apóstolos que não cabem em si de deslumbramento. Ao lado dEle duas figuras aparecem. Nosso Senhor, não contente de manifestar a sua grande glória, quis mostrá-la em dois servos eminentes, por Ele especialmente amados: Moisés e Elias.

Afresco – Fra Angelico – Transfiguração

Imaginemos todas as glórias que houve na História:

Os generais que obtiveram as vitórias mais brilhantes; os demagogos aclamados pelas multidões mais estrepitosas; os monarcas que receberam as homenagens mais reverentes; os sábios que tenham sido objeto de veneração dos homens mais ilustres e mais admirativos; os Santos diante dos quais se tenham dobrado as maiores multidões.

O que tudo isso representa em comparação com a glória de Elias ao lado de Nosso Senhor no Tabor?3


___________
1) 1 Reis 18:44
2) Conteúdo publicado em gaudiumpress.org, no link http://www.gaudiumpress.org/content/79102-Fundador-da-Ordem-do-Carmo#ixzz4nIosrMuC
3) Trecho de artigo publicado na Revista Arautos do Evangelho, no. 148, ano 2010, pág. 15.

Uma resposta para “Santo Elias, Profeta e Primeiro Devoto de Nossa Senhora”

  1. Salve Maria
    Com o coração cheio de entusiasmo, estou imaginando o fervo, a alegria de Santo Elias,Moisés e os apóstolos que receberam a graça de presenciar a Transfiguração de Jesus no Monte Tabor.
    Nossa Senhora do Carmo interceda por todos nós pecadores durante a nossa peregrinação neste mundo para sermos perseverantes na fé e alcançarmos a graça de contemplar o rosto de seu amado filho Jesus.
    Salve Maria

Deixe uma resposta