Também este pode ser o seu problema!

Eu era como Adão no paraíso, até que a serpente apareceu…

Nas aulas de catecismo, quando pequeno, sempre aprendi que o pecado existe; que, no sermão, Deus fala pela boca do padre e que a prática dos mandamentos é necessária para a salvação. Dentro desses ensinamentos, cresci e estabeleci minha vida até que a serpente entrou em cena…

Fui me confessar e ouvi que minhas faltas não eram pecados, pois o confessor também as praticava. Durante o sermão, esperava ouvir conselhos espirituais, e só ouvi recomendações ecológicas e políticas… Procurei viver os mandamentos, porém parece que agora não são mais necessários. Tudo está mudado.

Pois bem, ou me enganaram na catequese, ou enganam-me agora. Se bem que o padre das aulas de catecismo era mais composto, pois ainda usava batina e palavras dignas… Sinto uma grande confusão interior”.

Esta pode ser uma sintética história de muitas consciências nos dias de hoje, confusas e perturbadas pelos maus exemplos daqueles que, abandonando a fé e a retidão dos costumes, buscam destruir a sã doutrina a fim de justificarem suas vidas desregradas. O que fazer para acalmar essas consciências?

Diz o livro do Eclesiastes: “Não há nada de novo debaixo do sol. Se é encontrada alguma coisa da qual se diz: Veja: isto é novo, ela já existia nos tempos passados” (Ecle 1, 9-10).

No início da Igreja, também apareceram homens pregando doutrinas contrárias às ensinadas pelos apóstolos e confundindo as consciências. Para salvaguardar a fé dos fiéis, e aclarar as mentes, escreveu São João Evangelista: “Caríssimos, não deis fé a qualquer espírito, mas examinai se os espíritos são de Deus, porque muitos falsos profetas se levantaram no mundo; todo espírito que não proclama Jesus não é de Deus, mas é o espírito do Anticristo de cuja vinda tendes ouvido, e já está agora no mundo” (1Jo 4, 1.3).

São Pedro, o primeiro Papa, prevendo que o povo cristão sofreria por causa dos maus pastores, os quais procurariam sorrateiramente confundir o povo cristão, escreveu aos fiéis:

“Assim como houve entre o povo falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos doutores que introduzirão disfarçadamente seitas perniciosas. Eles, renegando assim o Senhor que os resgatou, atrairão sobre si uma ruína repentina. Muitos os seguirão nas suas desordens e serão deste modo a causa de o caminho da verdade ser caluniado. Movidos por cobiça, eles vos hão de explorar por palavras cheias de astúcia. Há muito tempo a condenação os ameaça, e a sua ruína não dorme” (2Pd 2, 1-3).

Os fatos mostram que há pastores e pastores… e o meio para permanecer fiel à verdadeira doutrina é distinguir os bons dos maus. Para isso, os costumes são um bom termômetro. Que valor tem a palavra de alguém que dá mostras contrárias do que deveria ser? Pode-se ter verdadeiro zelo pelas almas quem possui uma vida dissoluta? Será guia de outros aquele que é cego?!

Por Marcelo Roberto de Oliveira.

amor aparecida apostolado apostolado do oratório arautos do evangelho arautos sacerdotes cidades comentario ao evangelho comunhão reparadora comunidade coordenadores Cristo deus devoção encontro eucaristia evangelho familias fátima grupos do oratorio heraldos del evangelio igreja imaculado coração de maria jesus liturgia maria meditação missa missao mariana Monsenhor João Clá Dias natal Nossa Senhora nossa senhora de fátima nosso senhor Notícias o inédito sobre os evangelhos oratório oração paróquia peregrinação Plinio Correa de Olivieira primeiro sábado santa missa santíssima virgem

Uma resposta para “Também este pode ser o seu problema!”

Deixe uma resposta