O verdadeiro leme da História

“O mundo está a arder; querem voltar a condenar Cristo; querem fazer desabar a Igreja”. (Santa Teresa de Jesus)

As pessoas se iludem com frequência julgando ser o rumo dos acontecimentos determinado pelos governantes ou pelos potentados das finanças ou da propaganda.

Ora, o verdadeiro leme da História se encontra numa esfera muito superior, inacessível aos homens: nos mistérios da Providência.

Assim, trata-se de saber no misterioso relógio de Deus que horas são. Que juízo estará fazendo, em nossos dias, o Criador da humanidade? Estará esta caminhando no sentido de cumprir os planos de Deus? Caso não, estará próximo o momento de uma intervenção decisiva dos Céus?

Estas são as grandes questões às quais devem atentar os homens, hoje e sempre. Tudo foi criado em Cristo e para Cristo. E uma vez que o Filho e a Mãe fazem parte do mesmo decreto divino, e Jesus é o centro da Criação, nesse ápice Se encontra também Maria Santíssima.

Como Mãe dos homens e Rainha dos Corações, Ela detém o leme dos acontecimentos, ora distanciando-Se, deixando os homens ao sabor do livre-arbítrio deles, ora intervindo pela força da sua Onipotência Suplicante, mudando os rumos da História.

Na realidade profunda, tudo se passa em decorrência da fidelidade ou infidelidade do gênero humano em atuar “para maior glória de Deus”.

E, para que esse objetivo supremo seja atingido, é necessária a correspondência à graça das pessoas mais chamadas, das almas-chave, que receberam uma vocação mais saliente para conduzir o mundo pelas vias da salvação, e de cujo zelo depende por vezes uma era histórica inteira.

Assim, por exemplo, o Papa Inocêncio III viu em sonhos a Basílica de São João de Latrão prestes a desabar, sustentada apenas por um humilde religioso, que ele interpretou como sendo São Francisco de Assis.

Aprouve à Providência, então, que da santificação do Poverello dependesse o progresso espiritual de toda a sociedade.

E, por sua vez, os homens providenciais estão sujeitos, para o bom êxito de sua missão, às graças infundidas pelo Espírito Santo, sempre por intercessão de sua Fidelíssima Esposa.

É nesta perspectiva da eternidade proporcionada pela virtude da sabedoria, por onde tudo vemos a partir do olhar de Deus, que devemos considerar a vida.

Quantos reinos aparentemente inexpugnáveis foram reduzidos a pó! Quantos potentados, pretendendo-se deuses, não sobreviveram sequer algumas gerações, passando logo para os porões da História!

Em última instância, a realização do Reino de Deus nesta Terra está subordinada aos desígnios do Altíssimo. Se Ele inundar de graças a humanidade, à maneira das concedidas em Pentecostes, os homens, por assim dizer, não poderão resistir.

Mas para isso, o ponteiro do relógio de Deus aguarda, por misteriosos desígnios, um pedido do Doce, Sapiencial e Imaculado Coração de Maria.

Este, sim, é o verdadeiro centro dos acontecimentos na Terra, de tal modo que se pode dizer, parafraseando o lema dos cartuxos: “enquanto o mundo gira, o Coração de Maria permanece!” ♦️

Texto extraído da Revista Arautos do Evangelho n.129, setembro 2012.

amor aparecida apostolado apostolado do oratório arautos do evangelho arautos sacerdotes cidades comentario ao evangelho comunhão reparadora comunidade coordenadores Cristo deus devoção encontro eucaristia evangelho familias fátima grupos do oratorio heraldos del evangelio igreja imaculado coração de maria jesus liturgia maria meditação missa missao mariana Monsenhor João Clá Dias natal Nossa Senhora nossa senhora de fátima nosso senhor Notícias o inédito sobre os evangelhos oratório oração paróquia peregrinação Plinio Correa de Olivieira primeiro sábado santa missa santíssima virgem

Deixe uma resposta