Como manter no lar uma conversa atraente e agradável?

Conversar muito com os filhos, eis um meio eficaz de complementar seus estudos escolares e preservá-los das más influências. 

Todos os pais, obviamente, querem proporcionar a seus filhos a melhor educação escolar possível. Para isto, entretanto, não basta matriculá-los em algum colégio. Com efeito, a conversa em família é essencial para complementar a formação escolar dos filhos e, sobretudo, preservá-los da droga e do alcoolismo.

Como, porém, manter uma boa conversa?

Em primeiro lugar, é importante saber dar à conversa aquela nota de originalidade que a torna cativante. Ou seja, ela não pode restringir-se a uma mera troca de informações colhidas pelos interlocutores nas mesmas fontes comuns.

Ela pressupõe também um senso do que convém ou não convém dizer em determinada circunstância, hora ou ambiente. E isto não se consegue sem observação dos fatos e sem reflexão.

Outro valioso princípio é saber ouvir. Não menos importante é estar disposto a tratar dos assuntos que sejam do agrado dos outros. Monologar com ouvintes passivos ou procurar “entrouxar” os interlocutores com temas que não despertem seu interesse, isto é propriamente matar a conversa!

Esta é um pouco como um jantar para o qual se convida um círculo de amigos: ele deve ter em vista agradar aos convidados, e não ao anfitrião…

Uma conversa bem engajada tem também alguma semelhança com uma sinfonia musical: cada interlocutor completa harmonicamente o outro, e todos caminham na mesma direção. Havendo esse entendimento, os temas abordados vão se apresentando e mudando de forma natural e atraente.

Aí a conversa chega a tornar-se deliciosa, como dizem os franceses.


Texto extraído, com adaptações, da Revista Arautos do Evangelho n.38, fevereiro 2005. Por Ir. Guy de Ridder, EP.

amor aparecida apostolado apostolado do oratório arautos do evangelho arautos sacerdotes cidades comentario ao evangelho comunhão reparadora comunidade coordenadores Cristo deus devoção encontro eucaristia evangelho familias fátima grupos do oratorio heraldos del evangelio igreja imaculado coração de maria jesus liturgia maria meditação missa missao mariana Monsenhor João Clá Dias natal Nossa Senhora nossa senhora de fátima nosso senhor Notícias o inédito sobre os evangelhos oratório oração paróquia peregrinação Plinio Correa de Olivieira primeiro sábado santa missa santíssima virgem

Deixe uma resposta