A origem do Canto Gregoriano

A Santa Igreja comemora dia 03 a memória do Papa São Gregório Magno. Foi este grande Papa que reuniu e condensou os cânticos litúrgicos existentes até então, naquilo que hoje se chama de canto gregoriano e que tornou-se a voz oficial da Igreja

Ir. Alcidio Miranda, EP

Era meados do século VI, Roma vivia uma série de tragédias: bárbaros vindos do ocidente, tempestades climáticas intermináveis e a peste que assolava a população.

Em meio a trevas e tormentas Deus faz brilhar uma luz: um homem providencial seria proclamado Papa, assumindo corajosamente o trono de Pedro e conduzindo a Igreja e a Europa ao encontro de Cristo.

Inspirado pelas palavras do apóstolo São Paulo, —“…cantando a Deus em vossos corações, inspirados pela graça, salmos, hinos e cânticos espirituais”— São Gregório Magno compilou e adaptou os antigos salmos judaicos para a liturgia da Igreja, e assim surgiu o canto gregoriano.

Conheça aqui a história de São Gregório, o papa a quem a história chamou: “O grande”.

Além da história desse grande santo, ouça alguns dos belos cânticos gregorianos da Igreja, com os comentários de Mons. João Clá Dias, fundador dos Arautos do Evangelho, sobre essa música que, por séculos, foi a melodia oficial da Igreja.

Não deixe de compartilhar com seu grupo, família e amigos!

 

A voz da Igreja, o canto gregoriano

Adoro te Devote

Ave Verum


Jesu Decus Angelicum

Rorate Coeli

Stabat Mater

Veja também: São Domingos de Gusmão e a origem do Santo Rosário

Uma resposta para “A origem do Canto Gregoriano”

  1. Lindíssimo blog! Informações atuais e de muita propriedade para nosso crescimento espiritual!
    Nossa Senhora ilumine-os cada dia mais para o Triunfo do Imaculado Coração de Maria!

Deixe uma resposta