Exercícios espirituais necessários para a consagração à Nossa Senhora

Por meio da maternal intercessão de Nossa Senhora, junto a Seu Divino Filho, mais católicos buscam conhecer, realizar e renovar sua Consagração a Jesus Cristo pelas mãos de Maria, conforme o método de São Luís Maria Grignion de Montfort, expresso na obra “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”.

Enquanto momento antecedente à Consagração ou à renovação, o Santo propõe que se façam exercícios espirituais preparatórios para esta ocasião tão solene.

Em que consistem as orações que devem preceder a Consagração?

Nossa Senhora de Paris
Nossa Senhora de Paris

No capítulo VIII do Tratado, a partir do n. 219 (1) (a página pode variar conforme a edição), São Luís trata da importância de algumas práticas exteriores:

“226. Se bem que o essencial desta devoção consista no interior, ela conta também com práticas exteriores que é preciso não negligenciar; porque as práticas exteriores bem feitas ajudam as interiores, e relembram o homem, que se conduz sempre pelos sentidos, o que fez ou deve fazer; também porque são próprias para edificar o próximo que as veem, o que já não acontece com as práticas puramente interiores”.

A partir do n. 227, São Luís explica com muita propriedade quais os propósitos dessas práticas exteriores: São 33 dias de preparação, consistindo em 12 dias preliminares, seguidos por três semanas. Nas reuniões preparatórias à Consagração, esses exercícios espirituais são detalhados.

No sentido de disponibilizar um resumo dos exercícios, apresentamos abaixo o esquema de datas e orações aos que farão ou renovarão a Consagração no próximo mês de dezembro de 2015.

(As datas específicas para início dos exercícios variam conforme o calendário da Consagração. Em geral, os exercícios devem começar sempre com 33 dias de antecedência à Consagração).

Doze Dias preliminares:

Tema da meditação: empregados em “desapegar-se do espírito do mundo, contrário ao de Jesus Cristo”. (n.227)

Orações: “Vinde (ou “Venha”), ó Espírito Criador” e “Ave do Mar Estrela”. – a partir da p. 259 (2)

Período:  A definir, iniciando-se estas orações sempre 33 dias antes da data prevista para a Consagração.

Primeira Semana:

Tema da meditação: “Durante a primeira semana, aplicarão todas as suas orações e atos de piedade para pedir o conhecimento de si mesmo e a contrição por seus pecados”. (3)

Orações: Ladainha do Espírito Santo e Ladainha de Nossa Senhora. A partir da pág. 264

Período: Inicia-se imediatamente após os 12 dias preliminares

Nossa Senhora de Fátima - Arautos do Evangelho
Nossa Senhora de Fátima – Arautos do Evangelho

Segunda Semana:

Tema da meditação: “Durante a segunda semana, aplicar-se-ão em todas as suas orações e obras cotidianas, em conhecer a Santíssima Virgem”. (4)

Orações: Ladainha do Espírito Santo; Ave, do Mar Estrela e um rosário ou ao menos um terço.

PeríodoNa sequência da primeira semana.

Terceira Semana:

Tema da meditação: “A terceira semana será empregada em conhecer Jesus Cristo”. (5)

Orações: Ladainha do Espírito Santo; Ave, do Mar Estrela; Oração de Santo Agostinho (p.71 do Tratado); Ladainha do Santíssimo Nome de Jesus; Ladainha do Sagrado Coração de Jesus. (a partir da pág.273)

Período: Na sequência da segunda semana, deve-se terminar as orações na véspera do dia da Consagração.

Para fazermos bem este ato solene de entrega, devemos fazer a preparação espiritual. Assim, São Luís nos introduz no gosto pela oração; tal qual o curso de um rio que depois de percorrer muitos caminhos deságua finalmente no mar; assim também nós, após nosso “curso”, imploramos a graça de Deus para, finalmente, desaguar nas águas ternas e abundantes da verdadeira devoção à Nossa Senhora. Nas palavras do Santo, “Deus Pai juntou todas as águas e denominou-as mar; reuniu todas as suas graças e chamou-as Maria”. (6)

Em Jesus e Maria,

Apostolado do Oratório

Alameda Pernambuco, 313 – Bairro Roseira/Parque Petrópolis – Mairiporã/SP

(1) São Luís Maria G. de Montfort. Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem. 45ª. Ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

(2) Ed. 43ª. O número da página pode variar conforme a edição do Tratado.

(3) Idem, p.221

(4) Idem, p. 222

(5) Idem, p. 223.

(6) Idem, p. 32.

2 respostas para “Exercícios espirituais necessários para a consagração à Nossa Senhora”

  1. Adriana
    Salve Maria!

    Muito oportuno seu comentário, pois vai de encontro às inúmeras repercussões que temos recebido sobre o Curso de Consagração à Nossa Senhora.

    Que tudo isso sirva para aumentar ainda mais a sua devoção a Ela.

    Apostolado do Oratório

  2. Estou participando do curso de consagração, e quantas graças já recebi pelas mãos de Nossa Senhora, e o quanto percebi que achava que conhecia Maria Santíssima. Tantos esclarecimentos… o curso me engrandeceu muito e trouxe muita clareza sobre muitos aspectos. Recebi um milagre muito especial de Nossa Senhora na gravidez de meu filho e já achava que era devota a ela e hoje, tenho certeza absoluta de minha devoção… recomendo o curso a todos, e Salve Maria…

Deixe uma resposta