São João Bosco

 

São João Bosco, presbítero e Fundador

Dia 31 de janeiro, a Igreja celebra a memoria do Fundador dos Salesianos. Colocamos neste post, uma pequena biografia da vida deste grande santo.

joao boscoJoão Bosco nasceu em 1815 numa aldeia perto de Turim, de família muito pobre. Fez com muita dificuldade seus estudos e foi ordenado sacerdote em 1841. Dedicou-se à educação da juventude menos favorecida. Fundou, com este objetivo, a Congregação dos Salesianos e, posteriormente, a das Filhas de Maria Auxiliadora (cuja co-fundadora é Santa Maria Mazzarello). Alcançou grande celebridade como exímio educador e orientador de jovens. Seu tino político e sagacidade causaram admiração nos estadistas de seu tempo.

Na época de São João Bosco, a sociedade passava por grandes transformações: era o começo da Revolução Industrial. E a juventude, sempre ávida de novidades, afastava-se cada vez mais da religião.

Segundo o pensamento de Dom Bosco, o segredo da educação de um jovem é a confiança. Ele sempre conseguiu conquistar os corações dos seus alunos por meio do amor e da amizade. Mas, ao mesmo tempo, não descuidava de alertar para os perigos.

Grande devoto de Nossa Senhora, a Ela recorria especialmente sob a invocação de Auxiliadora dos Cristãos. Favorecido pelo Espírito Santo com vários carismas e teve muitas visões celestiais, especialmente sob a forma de sonhos, foi também exímio escritor, especialmente de obras apologéticas. Faleceu em 1888 e foi canonizado em 1934.

(Extraído do Boletim-informativo, Maria Rainha dos Corações; n°45)

Nosso e-mail: contato@oratorio.blog.arautos.org

Deixe uma resposta